Informações sobre a Política de Privacidade

A Política de Privacidade da PUL descreve as informações que coletamos, como elas são usadas e compartilhadas e as suas opções com relação a essas informações.

Esta política se aplica a qualquer usuário dos serviços da PUL ou de suas afiliadas em qualquer parte do mundo, e a qualquer outra pessoa que entre em contato com a PUL ou envie informações para a PUL, a menos que especificado na Política de Privacidade.

Introdução


Quando você usa PUL, você nos confia suas informações. Temos o compromisso de manter essa confiança. Isso começa ajudando você a entender as nossas práticas de privacidade. Esta política descreve as informações que coletamos, como elas são usadas e compartilhadas e as suas opções com relação a essas informações.

Coleta e usos de dados

Âmbito

Esta política aplica-se a qualquer usuário dos serviços da PUL em qualquer lugar do mundo, incluindo qualquer usuário de apps, sites, recursos ou outros serviços da PUL. Esta política se aplica a qualquer usuário dos serviços da PUL ou de suas afiliadas em qualquer lugar do mundo, e a qualquer pessoa que entre em contato com a PUL ou que envie informações para a PUL, salvo se indicado abaixo. Estão incluídos aqueles que usam os serviços da PUL ou de suas afiliadas para:

  • Solicitar ou receber transporte (usuários)
  • Oferecer transporte individualmente ou através de empresas de transporte parceiras (motoristas parceiros)
  • Solicitar entregas de pedidos ou outros itens (destinatários da entrega)
  • Prestar serviços de entrega (parceiros de entrega)
  • Qualquer outro usuário dos serviços PUL (incluindo apps, sites e API) e qualquer pessoa que entre em contato com a PUL ou envie informações para a PUL, a menos que esteja sujeita a uma política, aviso ou acordo de privacidade diferentes
Informações que coletamos

A PUL coleta:

  • Informações que você forneceu à PUL, como quando você cria sua conta PUL.
  • Informações criadas quando você usa nossos serviços, como localização, utilização e informações do aparelho.
  • Informações de outras fontes, como parceiros da PUL e terceiros que usam a API da PUL.
  • sujeita a uma política, aviso ou acordo de privacidade diferentes

A PUL coleta os seguintes tipos de informações:

  • 1. Informações que você fornece

Isso inclui as informações enviadas quando você:

  • Cria ou atualiza sua conta PUL que, dependendo da sua localização e dos serviços PUL que você usa, podem incluir seu nome, e-mail, número de telefone, login e senha, endereço, informações de pagamento ou bancárias, números de identificação civil, data de nascimento e foto
  • Envia informações sobre seu veículo ou seguro (para motoristas parceiros)
  • Autoriza uma verificação de segurança (para motoristas parceiros, se permitido por sujeita a uma política, aviso ou acordo de privacidade diferentes lei).
  • Solicita serviços através de um app ou site da PUL
  • Entra em contato com a PUL, inclusive para suporte ao cliente
  • Entra em contato com outros usuários da PUL através de nossos serviços
  • Preenche pesquisas enviadas pela PUL ou em nome da PUL
  • Habilita recursos que requerem o acesso da PUL ao seu catálogo de contatos ou calendário
  • 2. Informações criadas quando você usa nossos serviços

Inclusive:

  • Dados de localização
  • Dependendo dos serviços PUL que você usa e das configurações do seu app ou permissões do aparelho, a PUL pode coletar seus dados de localização exatos ou aproximados conforme determinado através de dados como GPS, endereço IP e WiFi.
  • Se você é um motorista ou parceiro de entregas, a PUL coleta dados de localização quando o app PUL está sendo executado em primeiro plano (app aberto e na tela) ou segundo plano (app aberto, mas não na tela) no seu aparelho.
  • Se você for um usuário, a PUL pode coletar informações de localização quando o app PUL estiver funcionando em primeiro plano. Em determinadas regiões, a PUL também pode coletar essas informações quando o app PUL estiver funcionando em segundo plano no seu aparelho se esta coleta for habilitada nas configurações do seu app ou permissões do aparelho. *Usuários e destinatários de entregas podem usar o app PUL sem permitir que a PUL colete seus dados de localização. No entanto, isso pode afetar as funcionalidades disponíveis no seu app PUL. Por exemplo, se você não permitir que a PUL colete seus dados de localização, você terá que inserir manualmente seu endereço de partida. Além disso, os dados de localização serão coletados através do motorista parceiro durante a sua viagem, mesmo se você não tiver permitido que a PUL colete os dados de localização do seu aparelho.
  • Informações de transações
  • Coletamos dados de transações relacionados ao uso de nossos serviços, incluindo os tipos de serviços solicitados ou prestados, a data e hora em que o serviço foi prestado, o valor cobrado, a distância percorrida e outras informações relacionadas à transação. Além disso, se alguém usar seu código promocional, podemos associar seu nome ao dessa pessoa.
  • Informações de uso e de preferências
  • Coletamos informações sobre como você interage com nossos serviços, preferências expressas e configurações selecionadas. Em alguns casos, fazemos isso através do uso de cookies, pixel tags e tecnologias similares que criam e mantêm identificadores únicos. Para saber mais sobre essas tecnologias, consulte nossa Declaração de Cookies.
  • Informações do aparelho
  • Podemos coletar informações sobre os aparelhos que você usa para acessar nossos serviços, incluindo os modelos de hardware, sistemas operacionais e versões, software, nomes de arquivos e versões, idiomas de preferência, identificadores únicos de aparelhos, identificadores de publicidade, números de série, informações sobre a movimentação do aparelho e dados da rede móvel.
  • Informações de log
  • Quando você interage com nossos serviços, coletamos logs de servidor, que podem incluir informações como endereço de IP do aparelho, datas e horas de acesso, recursos ou páginas do app visualizados, falhas do app e outra atividade do sistema, tipo de navegador e site ou serviço de terceiros que você estava usando antes de interagir com nossos serviços.
  • Chamadas telefônicas e mensagens de texto
  • Permitimos que os usuários façam chamadas telefônicas ou enviem mensagens de texto entre si através dos apps PUL. Por exemplo, em alguns países, permitimos que motoristas parceiros e usuários e parceiros de entrega e destinatários façam chamadas telefônicas ou enviem mensagens de texto uns para os outros sem divulgar seus números de telefone. Para prestar este serviço, a PUL recebe algumas informações sobre chamada telefônica ou mensagens de textos, incluindo a data e hora da chamada telefônica/mensagem de texto e o conteúdo das mensagens de texto. A PUL também pode usar essas informações para serviços de suporte ao cliente (inclusive resolver disputas entre usuários), para segurança e análise.
  • Catálogo de endereços e informações do calendário
  • Se você permitir que o app PUL acesse o catálogo de endereços em seu aparelho, podemos coletar nomes e informações de contato de seu catálogo de contatos para facilitar interações sociais através de nossos serviços e para outros fins descritos nesta política ou no momento da autorização ou coleta. Se você permitir que o app PUL acesse o calendário no seu aparelho, coletamos informações do calendário, como nome e descrição do evento, sua resposta (Sim, Não, Talvez), data e hora, local e número de participantes.
  • 3. Informações de outras fontes

Podem incluir:

  • Usuários que dão feedback, como avaliações ou elogios
  • Parceiros comerciais da PUL através dos quais você cria ou acessa sua conta PUL, como provedores de pagamento, serviços de redes sociais, serviços de música sob demanda ou apps ou sites que usem APIs da PUL ou que sejam usados pela API da PUL
  • Seguradoras (se você for um motorista ou parceiro de entregas)
  • Prestadores de serviços financeiros (se você for um motorista ou parceiro deentregas)
  • Empresas de transporte parceiras (se você for um motorista parceiro que usa nossos Serviços através de uma conta associada a essa empresa)
  • Dono de um perfil PUL para Empresas ou Perfil Familiar que você use
  • Fontes disponíveis publicamente
  • Prestadores de serviços de marketing

A PUL pode combinar as informações coletadas a partir dessas fontes com outras informações que estejam em nossa posse.

Como usamos suas informações

A PUL coleta e usa informações para possibilitar transporte, entregas e outros produtos e serviços de forma confiável e prática. Também usamos as informações que coletamos:

  • Para melhorar a segurança de nossos usuários e serviços
  • Para o suporte ao cliente
  • Para pesquisa e desenvolvimento
  • Para possibilitar a comunicação com ou entre usuários
  • Para oferecer promoções ou sorteios Conforme necessário para processos jurídicos

A PUL não vende nem compartilha suas informações pessoais com terceiros para fins de marketing direto de terceiros.

A PUL usa as informações que coleta inclusive para:

  • 1. Prestação de serviços e recursos

A PUL usa as informações que coletamos para fornecer, personalizar, manter e melhorar nossos produtos e serviços.  Isso inclui o uso das informações para:

  • Possibilitar transporte, entregas e outros serviços
  • Processar ou facilitar pagamentos por esses serviços
  • Oferecer, obter, fornecer ou facilitar soluções de seguros ou financiamento referentes aos nossos serviços
  • Habilitar recursos que permitem que você compartilhe informações com outras pessoas, como quando você envia um elogio sobre um motorista parceiro, indica um amigo para usar PUL, divide valores ou compartilha a previsão de chegada
  • Habilitar recursos para personalizar sua conta PUL, como criar marcadores para seus locais favoritos
  • Executar operações internas necessárias para prestar nossos serviços, inclusive para solucionar problemas de software e problemas operacionais, conduzir análises de dados, testes e pesquisas e monitorar e analisar a utilização e as tendências da atividade
  • 2. Segurança

Usamos seus dados para ajudar a manter a segurança e integridade de nossos serviços. Por exemplo, coletamos informações dos aparelhos dos motoristas parceiros para identificar comportamentos de direção perigosa, como velocidade acima do limite ou frenagens e acelerações bruscas, e aumentar a conscientização entre os motoristas parceiros a respeito desses comportamentos.

Isso também inclui, por exemplo, nosso recurso de Verificação de identidade em tempo real, que solicita que motoristas parceiros tirem uma selfie antes de ficarem online. Isso ajuda a garantir que o motorista parceiro que está usando o app é o dono da conta PUL que temos no arquivo, evitando fraudes e ajudando a proteger outros usuários.

  • 3. Suporte ao cliente

A PUL usa as informações que coletamos (incluindo gravações de chamadas de suporte ao cliente após notificação e com o seu consentimento) para ajudar quando você entrar em contato com nossos serviços de suporte ao cliente, inclusive para:

  • Encaminhar suas perguntas ao responsável pelo suporte ao cliente
  • Investigar e solucionar problemas
  • Monitorar e melhorar nossas respostas de suporte ao cliente
  • 4. Pesquisa e desenvolvimento

Podemos usar as informações que coletamos para testes, pesquisas, análises e desenvolvimento de produtos. Isso nos permite melhorar e aprimorar a segurança de nossos serviços, desenvolver novos recursos e produtos e facilitar soluções financeiras e de seguros associadas aos nossos serviços.

  • 5. Comunicação entre usuários

A PUL usa as informações que coletamos para possibilitar as comunicações entre nossos usuários. Por exemplo, um motorista parceiro pode enviar uma mensagem de texto ou ligar para um usuário para confirmar o local de partida, ou um restaurante ou um parceiro de entregas podem ligar para um destinatário de entrega com informações sobre seu pedido.

  • 6. Comunicações da PUL

A PUL poderá usar as informações que coletamos para se comunicar com você sobre produtos, serviços, promoções, estudos, pesquisas, notícias, atualizações e eventos. A PUL também poderá usar as informações para promover e processar concursos e sorteios, completar quaisquer prêmios relacionados e oferecer anúncios e conteúdo relevantes sobre nossos serviços e os serviços de nossos parceiros de negócios. A PUL também poderá usar as informações para informar sobre eleições, cédulas, referendos e outros processos políticos que estejam relacionados aos nossos serviços.

  • 7. Procedimentos legais e exigências

Podemos usar as informações que coletamos para investigar ou solucionar reclamações ou contestações relacionadas ao uso dos serviços PUL ou conforme permitido por lei aplicável..

Cookies e tecnologias de terceiros

A PUL e seus parceiros usam cookies e outras tecnologias de identificação em nossos apps, sites, e-mails e anúncios online para os fins descritos nesta política.

Os cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu navegador ou aparelho por sites, apps, mídia online e anúncios. A PUL usa cookies e tecnologias similares para: 

  • Autenticar usuários
  • Lembrar as preferências e configurações do usuário
  • Determinar a popularidade de conteúdo
  • Entregar e avaliar a eficácia de campanhas publicitárias
  • Analisar o tráfego e as tendências do site para entender os comportamentos e interesses de pessoas que interagem com nossos serviços online

Podemos também permitir que terceiros ofereçam serviços de medição de audiência e análise para nós, ofereçam anúncios em nosso nome na Internet e acompanhem e divulguem o desempenho desses anúncios.

Essas entidades podem usar cookies, web beacons, SDKs e outras tecnologias para identificar seu aparelho quando você visitar nosso site e usar nossos serviços, bem como quando você visitar outros sites e serviços online.

Consulte nossa Declaração de Cookies para ter acesso a mais informações sobre o uso de cookies e outras tecnologias descritas nesta seção, inclusive referentes a suas opções em relação a tais tecnologias.

Compartilhamento e divulgação de informações

Alguns dos produtos, serviços e recursos da PUL exigem que compartilhemos informações com outros usuários ou a seu pedido. Poderemos compartilhar também suas informações com nossas afiliadas, subsidiárias e parceiros de negócios, ou por motivos legais ou em caso de disputa.

A PUL pode compartilhar as informações que coletamos:

  • 1. Com outros usuários
  • Por exemplo, se você for um usuário, podemos compartilhar com motoristas parceiros o seu primeiro nome, a média de avaliações dadas por motoristas parceiros e locais de partida e/ou de destino.
  • Se você for um motorista parceiro ou parceiro de entregas, podemos compartilhar informações com os usuários, inclusive seu nome e foto; fabricante, modelo, cor, placa e foto do veículo; sua localização; sua média avaliações dadas pelos usuários; e dados de contato (dependendo das leis aplicáveis). Se você optar por preencher um perfil de motorista parceiro, também poderemos compartilhar quaisquer informações associadas a esse perfil, inclusive informações que você enviar e elogios que usuários anteriores enviaram sobre você. O usuário/destinatário da entrega também receberá um recibo contendo informações, como o detalhamento dos valores cobrados, seu primeiro nome, foto, mapa do seu trajeto e outros detalhes da transação.
  • 2. Quando solicitado

Inclui o compartilhamento das suas informações com:

  • Outras pessoas quando solicitado por você. Por exemplo, podemos compartilhar sua previsão de chegada e localização com um amigo, quando solicitado por você, ou as informações de sua viagem quando dividir um valor com um amigo.
  • Parceiros de negócios da PUL. Por exemplo, se você solicitou um serviço através de uma parceria ou oferta promocional feita por um terceiro, a PUL poderá compartilhar suas informações com esses terceiros. Isso pode incluir, por exemplo, outros apps ou sites que se integrem às nossas APIs ou serviços, ou aqueles com uma API ou serviço com a qual estamos integrados, ou parceiros comerciais com os quais a PUL poderá se associar para oferecer uma promoção, um concurso ou um serviço especializado.
  • 3. Com o público em geral quando você enviar conteúdo para uma plataforma pública

Adoramos ouvir nossos usuários, inclusive através de plataformas públicas, como blogs da PUL, redes sociais e alguns recursos na nossa rede. Quando você se comunica conosco através desses canais, suas mensagens podem ficar visíveis para o público.

  • 4. Com o titular das contas PUL que você usar

Se você usar um perfil associado a outra pessoa, podemos compartilhar suas informações de viagem com o dono desse perfil. Isso ocorre, por exemplo, se você for: 

  • Um usuário usando o perfil PUL para Empresas do seu empregador
  • Um motorista parceiro usando uma conta que pertence a uma empresa de transporte parceira
  • Um usuário que faça uma viagem solicitada por um amigo ou com um Perfil Familiar
  • 5. Com subsidiárias e afiliadas da PUL

Compartilhamos informações com nossas subsidiárias e afiliadas para nos ajudar a prestar nossos serviços ou a conduzir processamento de dados em nosso nome. Por exemplo, a PUL pode processar ou armazenar informações nos Estados Unidos em nome de suas subsidiárias e afiliadas internacionais.

  • 6. Com os prestadores de serviços e parceiros comerciais da PUL

A PUL poderá fornecer informações aos seus vendedores, consultores, parceiros de marketing, empresas de pesquisa e outros prestadores de serviços ou parceiros comerciais. Por exemplo, a PUL pode fornecer informações a essas partes para ajudar a facilitar a cobertura do seguro, conduzir pesquisas em nosso nome e processar pagamentos por nossos serviços.

  • 7. Por razões legais ou em caso de disputa

A PUL poderá compartilhar suas informações se acreditarmos que seja exigido por lei, regulamento, acordo operacional aplicável, processo legal ou solicitação oficial.

  • Isso inclui o compartilhamento de suas informações com funcionários de autoridades policiais/jurídicas, autoridades públicas ou outros terceiros, se for necessário para cumprir nossos Termos de Serviço, acordos de usuário ou outras políticas, para proteger os direitos ou propriedade da PUL ou direitos ou propriedade de terceiros ou, no caso de uma reclamação ou disputa relacionada ao seu uso de nossos serviços. Se você usar o cartão de crédito de outra pessoa, poderá ser exigido por lei o compartilhamento de informações com o titular daquele cartão de crédito, incluindo informações da viagem.
  • Isso inclui também compartilhamento de suas informações com terceiros associados, ou durante negociações de qualquer incorporação, venda de ativos da empresa, consolidação ou reestruturação, financiamento ou aquisição de todo ou parte de nossos negócios por ou em outra empresa. Consulte as Diretrizes da PUL para Autoridades Policiais/Judiciárias para mais informações.
  • 8. Com o seu consentimento

A PUL poderá compartilhar suas informações de maneira diferente da descrita nesta política se nós fizermos uma notificação a você e se você concordar com o compartilhamento.

A PUL reterá suas informações enquanto sua conta permanecer ativa, a menos que você solicite a exclusão de suas informações ou da conta. Em alguns casos, poderemos reter algumas informações sobre você, conforme exigido por lei ou outros fins, conforme descrito nesta seção, mesmo que você exclua sua conta.

A PUL reterá suas informações enquanto sua conta permanecer ativa, a menos que você solicite a exclusão de suas informações ou da conta. Ressalvadas as exceções descritas abaixo, a PUL irá excluir ou anonimizar suas informações mediante solicitação.

Ressalvada as leis aplicáveis, a PUL poderá reter informações após a exclusão da conta:

  • (1) se houver uma questão não resolvida relacionada à sua conta, como um crédito pendente em sua conta ou uma reclamação ou disputa não resolvida;
  • (2) se as leis aplicáveis exigirem; e/ou de forma agregada e/ou anonimizada.
  • (3) A PUL poderá reter também certas informações, se necessário, para nossos interesses comerciais legítimos, como prevenção de fraudes e aprimoramento da segurança dos usuários. Por exemplo, se a PUL encerrar uma conta de um usuário por causa de um comportamento inseguro ou incidente de segurança, a PUL poderá reter certas informações sobre essa conta para evitar que esse usuário abra uma nova conta PUL no futuro.
Opções e transparência

A PUL fornece meios para você ver e controlar as informações que a PUL coleta, inclusive:

  • Configurações de privacidade no app
  • Permissões do aparelho
  • Páginas de avaliações no app
  • Opção de não participação de anúncios de marketing
Configurações de privacidade

O menu "Configurações de privacidade" no app de usuário da PUL oferece aos usuários a capacidade de configurar ou atualizar suas preferências de compartilhamento de localização e de contatos, assim como suas preferências para receber notificações da PUL. Os usuários também podem excluir a conta PUL a partir do menu "Configurações de privacidade".

Permissões do aparelho

A maioria das plataformas móveis (iOS, Android, etc.) define certos tipos de dados do aparelho que os apps não podem acessar sem o seu consentimento. E essas plataformas possuem diferentes sistemas de permissão para conseguir seu consentimento. A plataforma iOS vai alertar você a primeira vez que o app PUL precisar de permissão para acessar certos tipos de dados e vai permitir que você consinta (ou não consinta) esse pedido. Os aparelhos Android vão notificar você sobre as permissões que o app PUL precisa antes de você usar o app pela primeira vez e o uso do app por você constitui seu consentimento.

Visualização das avaliações

Depois de cada viagem, os motoristas parceiros e usuários podem avaliar uns aos outros, bem como dar feedback sobre a viagem. Este sistema de duas vias responsabiliza todos os responsáveis por seu comportamento. A responsabilidade ajuda a criar um ambiente respeitoso e seguro para motoristas parceiros e usuários. A avaliação do usuário está disponível no menu principal do app de usuário da PUL. A avaliação do motorista parceiro está disponível na seção de Avaliações do app PUL Parceiro.

Acesso e correção das suas informações

\Você pode editar o nome, o número de telefone e o endereço de e-mail associados à sua conta através do menu Configurações nos apps PUL. Você pode também procurar o seu histórico de viagens, pedidos e entregas nos apps PUL. Você também pode solicitar acesso, correção ou uma cópia de suas informações entrando em contato com a PUL em contato@pulpickuplivre.com.br ou visitando nossa página de ajuda da Política de Privacidade.

Opção de não receber marketing

Você pode optar por não receber e-mails promocionais da PUL clicando neste link. Você pode optar também por não receber e-mails e outras mensagens da PUL, seguindo as instruções nessas mensagens. Observe que se você optar por não receber, ainda assim poderemos enviar mensagens não promocionais, como recibos das suas viagens ou informações sobre sua conta.

Atualizações desta política

Ocasionalmente, poderemos atualizar esta política de privacidade. Se você usar nossos serviços após uma atualização, você consentirá a política atualizada.

Ocasionalmente, poderemos atualizar esta política. Se fizermos alterações significativas, vamos notificar essas alterações através dos apps PUL ou por outros meios, como e-mail. Se permitido pelas leis aplicáveis, ao usar nossos serviços após essa notificação, você consentirá nossas atualizações referentes a esta política. Recomendamos que você reveja periodicamente esta política para saber as informações mais recentes sobre nossas práticas de privacidade. Vamos disponibilizar também as versões anteriores de nossas políticas de privacidade.